Até que ponto a astrologia é inofensiva?

Basta um post criticando a astrologia e surge dezenas de comentários nos chamando de chatos. "Deixem quem gosta de brincar de horóscopo em paz". Mas até que ponto a "brincadeirinha" de signos é inofensiva?

É cada vez mais crescente o número de páginas e de pessoas que abordam a astrologia, seja levando na brincadeira ou até mesmo como condição de crença. Mas até os que levam na base da brincadeira pode, quando menos esperar, estar envolto na crendice dos signos.

É importante ressaltar que não existe o menor pingo de evidência científica que aponte que a posição dos astros no momento do nascimento de uma pessoa irá interferir em seu "destino" e personalidade. Alias, para acreditar nisso é só tendo muita fé mesmo.

Mas quando e como a astrologia pode se tornar perigosa? A resposta é simples: toda e qualquer distorção da realidade é perigosa para o ser humano, pois além da alienação faz a pessoa "naturalizar" e assim justificar defeitos graves de si mesma e também acaba criando barreiras entre as pessoas. Por esses tempos, conversei com um amigo que me relatou que não sabia o que fazer, pois nenhuma relação dele dura muito tempo. Aconselhei que sua postura de ciúmes excessivo e possessividade extrema é prejudicial a qualquer relacionamento e que ele teria de mudar isso antes de pensar em construir um relacionamento sadio e duradouro com alguém. Eis que ele me alega: "Não consigo mudar isso, faz parte das características do meu signo".

É extremamente comum observarmos pessoas que utilizam a astrologia de muleta pra justificar comportamentos inadequados, fugindo de qualquer esforço mínimo para mudar. "Sou grosso mesmo, sou ________ (complete com algum signo)". "Sou totalmente frio, isso de deve a minha Lua em _______ (complete com algum signo)".

Isso sem falar nas pessoas que deixam de se relacionar com outras por conta de signos. É bizarro, mas vem acontecendo bastante. Um conhecido disse que a pessoa a qual ele conversava no Tinder o bloqueou após ele revelar seu signo.

Recorrer ao sobrenatural para buscar respostas e saídas fáceis sempre foi e será o maior obstáculo para a emancipação humana, consequentemente servindo como um dos fatores de manutenção do Sistema. E sim, a astrologia é um dos componentes do fenômeno do pós-modernismo. Não dá pra combater alguns tipos de irracionalismo enquanto se aplaude outros.



#Staliniste


Para fazer comentários é necessário que o leitor esteja logado com sua conta Google. Comentários contendo discurso de ódio de qualquer natureza, propagandas e spam's serão deletados.