[SUGESTÃO DE LEITURA] Seria o gênero uma construção social?
Papéis (estereótipos) de gênero são sim socio construídos, mas os gêneros em si sofrem interferências não só do meio social, mas também de fatores biológicos. Lógico que quando falamos em gêneros não estamos evocando e muito menos validando essas dezenas de nomenclaturas estranhas (genderflux, cadoneutrois, etc), mas sim dos gêneros masculino e feminino.
Portanto, afirmar que gênero é uma construção social se torna um discurso anti-científico e bem perigoso, uma vez leva à conclusão errônea que não existe identidade de gênero e, consequentemente, fomentando discurso contra as pessoas transexuais.
Em anexo, segue uma matéria bem interessante do Dr Dráuzio entrevistando o neuropediatra José Salomão Schwartzman, formado na Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), é professor titular de pós-graduação em Distúrbio do Desenvolvimento na Faculdade Presbiteriana Mackenzie. O artigo no geral está muito bem colocado, apesar das minhas ressalvas quando o médico em questão sai do seu campo de conhecimento, especialmente na resposta em que ele chega a relativizar o fato de que mulheres ganham menos que os homens.
Increva-se e receba nossas atualizações por e-mail!