Já dissemos aqui que nem todo preconceito é necessariamente uma opressão, por mais que toda a opressão seja alimentada por preconceitos.
> Gordofobia. Já fizemos um textão a respeito, mas em resumo: existe preconceito contra gordos? Existe sim! Mas existe uma perseguição e violência histórica contra pessoas gordas? Pessoas gordas apanham na rua por serem gordas? Não. Na escola acontece, mas isso é por bullyng e existem diversos tipos de bullyng e nem todos eles é uma opressão. Pessoas gordas são expulsas de casas ou impedidas de entrar em algum local (exceto quando o motivo é pra segurança da própria pessoa) por serem gordas? Não.
> Lesbofobia. Caso não saibam, o "homo" de homossexualidade homofobia não significa "homem", mas sim "iguais". Gays e lésbicas são homossexuais e homofobia significa a opressão que qualquer pessoa pessoa, gay ou lésbica, sofre por sentir atração por pessoas do mesmo sexo. A lésbica não sofre opressão diferente que um gay sofre. O machismo a afeta mais do que afeta os gays na questão da objetificação, mas isso não dá base para a criação de uma opressão a parte. Já falaram no estupro corretivo, que é uma realidade lamentável, porém gays muitas vezes também são forçados a ter relação com mulheres pra "virarem homens", o que não deixa de ser abuso.
> Bifobia. Bissexuais sofrem preconceito, muitas vezes, até dos próprios homossexuais. "Ain, o indeciso!". Porém, lembra daquela regrinha que nem todo preconceito é opressão? Pois bem, a opressão que bissexuais sofrem é quanto estão em relacionamentos com alguém do mesmo sexo, logo sofrem homofobia.
* Observação do #LordGulag: "não existe consenso ainda sobre parâmetros societários acerca da existência de um privilégio monossexual"
> Especismo. Ele existe, mas não tem cabimento tratar como opressão. É uma pauta moral, uma vez que não afeta humanos e não dá para aplicar posturas humanas para vidas não humanas. Chamar um predador de imoral não tem base epistemológica alguma.
(Isso não impede a problematização NECESSÁRIA da indústria pecuarista, visto seus métodos nada ortodoxos para abate e destruição do meio ambiente. NÃO CONFUNDAM ALHOS COM BUGALHOS).
> Etarismo. Sim, em determinadas ocasiões existe preconceito contra pessoas por conta de sua idade, mas levar tal preconceito a nível de machismo e racismo é uma doideira que nem precisa ser explicada. (Não existe um histórico institucional de perseguição/violência/
#Staliniste
Increva-se e receba nossas atualizações por e-mail!