Gordofobia não existe


COMO ASSIM NÃO EXISTE GORDOFOBIA?
Sim, pessoas acima do peso sofrem preconceito e isso é inegável.
Do mesmo jeito que algumas outras pessoas sofrem por diferentes características, ou doenças (no caso dos obesos) ou condições físicas.
Ninguém é expulso de casa por estar acima do peso/obeso.
Ninguém é discriminado socialmente/financeiramente por estar acima do peso/obeso.
Ninguém é excluído de algum benefício social por estar acima do peso/obeso.
Ah, mas e no mercado de trabalho? Tem gente que deixa de ser contratado por ser gordo.
Sim, porém precisamos fazer uma análise lógica mais profunda: quem está muito acima do peso pode vir a sofrer ou já sofrer problemas sérios de saúde. Existem vagas de emprego que oferecem muito risco a essas pessoas, especialmente as que envolvem muito esforço físico e estresse. Somente nesses casos, não se trata de discriminação, mas sim de integridade da saúde dessas pessoas. (OBS IMPORTANTE: O empregador quer explorar quem quer que seja, mas existe uma série de regulamentações trabalhistas que precisam ser respeitadas. Se um trabalhador morre durante o exercício de trabalho, o culpado e punido será o empregador. Portanto em nenhum momento quis falar que empresário é bonzinho e preocupado com os problemas de saúde de seus empregados).
Pessoas que não são consideradas “bonitas” também têm menos chance de serem contratadas, ou pessoas excessivamente magras, assim como os gordos/
obesos.
Não tem como se considerar "fobia" algo que não seja uma opressão de nível estrutural, logo gordofobia não existe. E não podemos esquecer que toda opressão estrutural é recheada de preconceito, mas nem todo preconceito compõe uma opressão estrutural. Um dos critérios que determinam que a opressão é estrutural é o fato de ela possuir historicidade institucional.
Próxima
« Prev Post
Anterior
Next Post »

8 comentários

Write comentários
13 de fevereiro de 2016 às 08:45 delete

Concordo com quase tudo que leio aqui. Só tem uma coisa no texto acima que eu corrigiria: as pessoas sao discriminadas socialmente sim por estarem acima do peso. Isso é inegável.

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
20 de julho de 2016 às 19:55 delete

Eu posso afirmar que a gordofobia existe sim. Não é porque as pessoas não vêem que não existe. Eu já vi pessoas serem discriminadas socialmente, já presenciei cenas de forte discriminação familiar, e conversei com pessoas que já sofreram agressões físicas por serem gordos ou estarem acima do peso. Conheço pessoas que desistiram de jogar em times de vôlei, ir a uma festa, ir a reuniões de família por conta de fortes discriminações. Maus tratos em lojas de roupas, risadas e piadas em todos os lugares frequentados são algumas das experiencias das pessoas que conheci e acompanhei.
A gordofobia existe mas é camuflada de várias maneiras e não tem a devida atenção.
Não diga que algo não existe apenas porque você não vê por ai ;)

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
28 de março de 2017 às 14:17 delete

A Gordofobia é real sim. Passo por isso diariamente.
Antes de mais nada todos os meus exames estão normais, faço caminhada sempre, e mesmo eu sendo alta e não aparentar ser obesa mórbida tipo 2, já perdi vaga de emprego, no qual não oferecia risco nenhum. Já fui humilhada em família e por estranhos.
Uma pergunta você é gordo? Se for não invente desculpas pra querer não ser. Tente se aceitar, se não se aceita, ótimo procure ajuda, emagreça. Mas não venha com essa de que gordofobia não existe.

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
15 de março de 2018 às 09:05 delete

Eu concordo com o texto essa palavra "gordofobia" não está no dicionario a palavra correta é preconceito ou descriminação. Todo mundo está sujeito ao preconceito independente da aparência gordo,magro alto,baixinho etc.Até eu já fui vítima de preconceito por conta da minha pequena deficiência.Na minha opinião se uma pessoa acima do peso se ama e tem uma boa alto estima eu acho um máximo.Porém cada um tem o seu padrão de beleza, tem pessoas que se sentem bem "gordinhas" e pessoas que se sentem bem "magrinhas"outras preferem ser "musculosas".É questão de gosto.O fato de eu querer emagrecer um pouco não significa que eu seja preconceituosa com pessoas acima do peso,mas simplesmente porque quero me sentir bem, do mesmo modo que quero ser mais magra existem pessoas que querem ter mais corpo.Acredito que pessoas acima do peso precisam ser respeitadas e tratadas com igualdade e sem preconceito, e é necessário ter roupas legais e bonitas na loja para o tamanho delas,e lhe oferecerem mais recursos.Mas também devemos ter cuidado para não impor o nosso padrão( seja qual for) para os outros,pessoas que fazem isso não se amam de verdade, nem tem auto confiança.Se você se sente bem como é não ligue para a opinião dos outros o importante é você se sentir bem.Mas se uma pessoa quiser emagrecer para se sentir melhor não há nenhum mau nisso.

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
22 de junho de 2018 às 20:46 delete

Ir em uma loja e querer comprar uma roupa, mas não tem seu tamanho, bullying na escola, cadeiras frágeis para pessoas magras... Teve o caso da Dielly Santos. Esse falso discurso "é pela saúde" já tá manjado. Ninguém tá nem aí pra sua saúde!

Reply
avatar
Erika
AUTHOR
10 de julho de 2018 às 05:52 delete

Se ser impedido de usar o transporte público porque não passa na catraca, de sentar em uma cadeira, de fazer o enem ou estudar a vida inteira em uma cadeira que deixa metade da sua bunda pra fora ou ser obrigado/a pela sua familia a fazer dietas malucas e tomar remédios que mais prejudicam a sua saúde outra coisa e ter que ouvir um monte de agressão verbal na sua própria casa, onde você deveria se sentie segura, não são problemas estruturais então eu não sei mais o que. A pressão pra uma pessoa emagrecer não é apenas estética é estrutural a partir do momento que a pessoa perde o acesso a coisas que são do direito de todos.

Reply
avatar
7 de setembro de 2019 às 19:49 delete

é o que caralho? Como assim gordofobia não existe????? todos os dias as pessoas gordas sofrem repressão e exclusão social por serem como são. a GORDOFOBIA está encrustada no sistema de diversas formas, seja por uma loja (a maior parte) que não tem um tamanho de roupa, seja ficando presa na catraca do ônibus, seja não conseguindo se sentar em uma carteira de colégio, seja não conseguindo apertar o cinto em um avião por ser pequeno, seja tendo que escutar comentários DIARIAMENTE sobre seu corpo, sobre o que come e sobre “sua saúde”. GORDOFOBIA EXISTE e o fato de você fazer um post dizendo o contrário fala muito sobre você e reforça mais uma vez que GORDOFOBIA EXISTE SIM.

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
11 de setembro de 2019 às 08:50 delete

Em primeiro lugar pessoas são sim discriminadxs por serem gordxs
Em segundo lugar da mesma forma que pessoas "acima do peso" possuem uma chance maior de desenvolverem um grupo x de doenças pessoas magrxs têm uma chance maior de desenvolverem um grupo y de doenças
E o corpo magro não foi hostilizado por padrões de beleza então os magros têm uma chance maior de serem contratados
Por isso a privatização do mercado de trabalho não é justificada

Reply
avatar