Não se relacionar com pessoas trans não é transfobia.



Não é incomum a gente se deparar com discurso do tipo "ela é linda, mas a excluem de relacionamentos pelo fato dela ter pênis", ou até mesmo "não entendo esses gays que excluem homens trans de possibilidade de relacionamentos só pelo fato deles terem vagina". A ideia de que "devemos nos relacionar com as pessoas e não com seus genitais", ou simplesmente "não resumir a pessoa a seu genital" é válida, mas desde que sua aplicação não seja forçada às pessoas monossexuais.  A atração das pessoas, no caso da sexualidade, se dá pelo combo gênero + sexo. Qualquer tentativa de negar essa equação é hipócrita, idealista e demagoga.

Falar que uma mulher trans é igual a uma mulher cis é totalmente anti-materialista. O mesmo vale para homem trans e homem cis. Obviamente é nosso dever respeitar o gênero a qual a pessoa se identifica, mas isso não altera o sexo biológico da pessoa quando o assunto passa a ser relacionamentos íntimos. Homens heterossexuais, quase em sua totalidade, sentem atração por mulheres e por vaginas. Não podemos simplesmente acusar de preconceito caso eles não queiram se relacionar com pessoas que tenham pênis e isso é óbvio, não? O mesmo vale para mulheres heterossexuais, homens e mulheres gays.

Precisamos parar de encarar a atração como uma simples construção social, pois ela não é. Existem fatores biológicos e psicológicos nesse evento. Quando validamos a ideia de que é possível "desconstruir" por quem sentimos atração ou não, além de negar fatores epistemológicos, estamos indiretamente validando discursos como o da cura gay. Eu, por exemplo, sou gay e não sinto atração sexual por caras que estejam muito acima do peso, assim como também não me atraio por caras sarados, musculosos, mais velhos e afins. Se fosse uma simples construção social, eu teria atração pelos sarados já que são vendidos como o padrão ideal dentro de nossa sociedade. O cérebro humano é extremamente complexo e os próprios cientistas estão bem longe de entendê-lo por completo, mas nunca escolhi por quem sentir atração. As pessoas não escolhem por quem sentir atração, simples assim. E vamos lembrar de outra regra básica: achar alguém bonito é diferente de sentir atração. Infelizmente isso é outro fator que muitos continuam a ignorar.

Não digo que é impossível uma pessoa monossexual sentir atração e se relacionar com alguém trans, pois existe. Como já disse, o nosso cérebro é um poço de mistérios e devemos levar em conta alguns estudos científicos, como os que apontam que uma minoria dos seres humanos é exclusivamente homossexual ou heterossexual. Mas a práxis é: nunca devemos criticar ou forçar pessoas no que se refere seu foro íntimo, com quem ela se relaciona ou não. Estamos numa sociedade cheia de paradigmas e preconceitos, mas é completamente reducionista sair afirmando que pessoas não relacionam com pessoas "x" por puro e simples preconceito.

Como já sei que terá a pergunta, já me adianto: Você namoraria um homem trans? Bom, esse é um evento bem raro, pois homens trans correspondem a um número muito baixo em nossa sociedade e se formos considerar homens trans que sentem atração por homens, ou seja gays ou bissexuais, torna o evento mais raro ainda. Mas sem rodeios, a resposta é: provavelmente não. Gosto de homens e, sim, com órgão genital masculino, mas não consigo afirmar que não me relacionaria em hipótese alguma, pois só acontecendo mesmo para saber.




Próxima
« Prev Post
Anterior
Next Post »